Como começar a escrever um livro

Como começar a escrever um livro

    Às vezes, você sente que algumas de suas ideias merecem ir para o papel ou que seu ponto de vista sobre algum assunto merece visibilidade? Uma boa sugestão é apostar na produção de um livro! Por meio dele, você poderá divulgar pensamentos, pesquisas, descobertas e até memórias. Mas, por onde começar? O primeiro passo é entender que esse processo pode ser complexo no início, por isso, é preciso ter algumas coisas em mente.

     A inspiração para escrever pode vir de muitos lugares e ela é extremamente importante para manter acesa a chama que te motiva a querer um livro. Porém, é importante ter consciência que a escrita é um processo que não fica apenas no mundo das ideias, sendo preciso trabalhar para conseguir ver seu livro terminado. Então, fuja da concepção de que só é possível escrever quando a lâmpada da inspiração está acesa. 

    Existem algumas estratégias que fazem com que esse processo não sobrecarregue tanto: para começar, é interessante saber qual gênero literário encaixa melhor com o que você quer escrever e, para isso, é necessário ler e estudar sobre as diferentes possibilidades, descobrindo por qual caminho seguir. Mas não fique preso somente ao projeto inicial, pois também é possível que você perceba que o romance que está escrevendo se encaixa melhor como uma série de contos ou vice e versa.

    Saber onde quer chegar também é um passo importante para quem almeja ver seu livro publicado. Cada autor possui seu método, mas uma maneira de conseguir visualizar a história que você quer contar é tentar resumi-la em apenas uma frase – se você sentir que existe coerência e um diferencial nessa história, está no caminho certo. Depois, você pode transformar esse resumo em um parágrafo e mais adiante em uma página, já que assim é possível sentir quais pontos podem ser aprofundados ou deixados de lado.

    Esperar a perfeição na primeira tentativa é uma atitude que pode transformar o ato de escrever em uma tarefa impossível. Por isso, tenha em mente que você sempre pode reescrever ou, até mesmo, remover partes do livro depois de terminar o primeiro esboço, sendo mais fácil fazer o texto ficar coeso depois que você já conseguiu completá-lo.

    Depois de trabalhar no planejamento, na escrita e na revisão do texto, o sonho de ter seu livro publicado está cada vez mais próximo de se realizar.

     

    0 Comments

    Leave Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *