Onde Publicar meu Livro?

Onde Publicar meu Livro?

    O formato de publicação de um livro sofreu um impacto tremendo, após o desenvolvimento das tecnologias digitais. Mesmo as edições impressas, hoje passam por um processo de desenvolvimento mais dinâmico e complexo até chegarem às mãos do leitor. Além disso, o surgimento do e-book permite com que você publique seu livro nas plataformas digitais a um custo mais acessível. Entretanto, há algumas nuances que devem ser avaliadas com atenção e,  isso é o que discutiremos nesse artigo.

    Nas Grandes Editoras?

    Publicar um livro através de uma grande editora, com uma tiragem enorme e ainda lucrar com isso, é o sonho de todo escritor. Caso você decida seguir por esse caminho, saiba que há algumas dificuldades. A primeira delas é a “competição” entre escritores já renomados e escritores iniciantes. As grandes editoras precisam lucrar com suas produções e, sempre se questionam se será lucrativo investir num escritor desconhecido, ao invés de ter lucros quase garantidos ao publicar um livro do Paulo Coelho. 

    Que tal em pequena editora?

    Por outro lado, gastar a sola de sapato ou as pontas dos dedos indo atrás de uma pequena editora pode ser um bom início. A dica é tirar um foco do lucro e apostar na construção de um nome. Então, tente negociar um modelo de contrato que dê visibilidade para seu livro e seu nome, com boas ações de divulgação, principalmente nas redes sociais.  Dica importante: comece a se “vender” nas redes sociais, construir um marca, bem antes de procurar uma editora. Ok?

    Já pensou no formato e-book?

    Para muitos escritores, principalmente aqueles mais desprovidos de condições financeiras, o e-book é a salvação da lavoura. E pode ser mesmo! A grande vantagem é não ter custo com impressão. O que já é um respiro bastante bom. Apesar disso, o mercado de e-book e a concorrência tem aumentado consideravelmente, dessa forma, seu material precisa se destacar entre tantos outros. Então, seu “e-livro” precisa ter uma capa atrativa, uma boa diagramação, precisa estar bem editado e revisado.  Além disso, você enviar estabelecer conexões e parcerias com Blogueiros ou Youtubers literários que, por sua vez, podem resenhar ou comentar seu livro em um post ou vídeo.

    Conhece a Impressão sob Demanda?

    Nesse formato de impressão, o livro só é impresso caso aconteça uma compra. Então, você não terá custos exorbitantes com impressão. Entretanto, o custo por livro pode ser alto e, essa conta quem paga é o leitor, que ainda terá de arcar com frete do produto. Além disso, assim como no formato e-book, você terá de contratar profissionais específicos para fazer ilustração da capa, diagramação, edição e revisão do texto. 

    É possível custear a publicação do próprio Bolso?

    Sem dúvida é possível. Porém, pense muito antes de correr o risco. Além disso, se você assumir o risco financeiro do livro, também terá de arcar com a responsabilidade de todas as etapas de desenvolvimento do produto até que ele chegue ao leitor. Traduzindo: todas as decisões de todas as etapas estarão sob seu julgamento. Tenho certeza, isso vai fazer com que você perca alguns muitos fios cabelos. Por isso, pense bem!

     

    0 Comments

    Leave Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *