Correção ortográfica

Correção ortográfica

    Fazer um texto nem sempre é fácil. É necessário ter conhecimento das normas e padrões de cada idioma para que se torne uma leitura de fácil compreensão e atrativa. Você provavelmente já teve a sensação de que há algum problema no texto que elaborou, que de certo modo ele precisaria de uma correção.

    Quando e onde encaixar uma vírgula numa frase, em qual sílaba aplicar o acento necessário e como transformar determinada palavra em uma correta forma no plural estão entre os erros mais comuns, não se preocupe.

    Mas como você poderia corrigir esses problemas, sem demandar muito tempo?

    Estamos em uma era a qual precisa de agilidade ao disponibilizar informações. E cada vez mais somos pressionados a construir textos de qualidade. As palavras nos mostram dados que possuem caráter relevante e não queremos perder o sentido do real significado, ou seja, se escrevemos de outra forma a qual o contexto em questão solicita, deixamos de demonstrar para o leitor o que queremos.

    A parte escrita do texto deve possuir esse cuidado em questão. Desta forma, o modo como empregamos a ortografia é responsável pela ideia a ser transmita. Porém você não precisa mais perder os seus neurônios com o que está errado em termos de grafia no seu texto. Nós te ajudaremos a você encontrar meios de realizar facilmente uma correção ortográfica.

    Faça você mesmo a correção ortográfica de forma simples e fácil 

    Abaixo listamos algumas ferramentas que irão te ajudar de forma simplificada a corrigir os seus textos quanto à Ortografia:

    FLiP 9

    A Priberam, instituída em Portugal, disponibiliza ferramentas que te auxiliam de forma descomplicada na correção ortográfica. Além de possuir um pacote contendo outras formas de revisão textual, como a de gramática, ela não nos traz somente os idiomas Português, mas como também Espanhol. E realiza a verificação online de forma bem simples.

    O corretor já possui adaptação à nova reforma ortográfica. Confira!

    Nossa Língua Portuguesa

    Se é português o seu problema, o Portal R7 possui uma plataforma online para a correção ortográfica. Além de corrigir, a ferramenta ainda disponibiliza sugestões quanto à verificação, caso a grafia não seja reconhecida.

    O recurso já está adaptado à nova reforma ortográfica e é gratuito, ainda contém um dicionário de grafias e tradutor. Experimente esse também!

    Language Tool

    Não só de língua portuguesa vive o homem no mundo. Para aqueles que se interessam por outros idiomas, esse corretor ortográfico traz uma proposta de não só utilizar normas de português, mas como também de inglês e outras línguas. O seu uso é gratuito, mas possui algumas limitações quanto ao número de caracteres a cada verificação.

    Torna-se um recurso bem interessante para estudantes.

    Reverso

    Ainda no aspecto bilíngue, este corretor ortográfico atua com os idiomas Inglês e Francês. De caráter online, ele é simples e gratuito. Além de oferecer explicações claras, incluindo exemplos dos uso das palavras e definições. O site também disponibiliza recursos como conjugação de verbos, dicionário e auxílio à gramática.
    Então não se desmotive no aprendizado de um novo idioma!

    LibreOffice 

    De maneira gratuita e utilizado no modo offline, o pacote de programas do LibreOffice vem com uma ferramenta de construção de textos e correção ortográfica automática.
    O Writer não possui limites de caracteres e ainda contém outros recursos além da verificação ortográfica, como sintática e dicionário de sinônimos, por exemplo.

    Microsoft Word 

    Um dos mais famosos entre os conjuntos de suítes de aplicativos para escritório, o Word não é gratuito, porém seu uso se torna interessante diante da quantidade de ferramentas disponíveis. Como um bom editor de texto, esse sistema da Microsoft Corporation oferece artifícios para realizar correção ortográfica e também de revisão textual automaticamente. É questão de analisar os custos e os benefícios na hora de comprar. Porém a organização oferece uma linha de planos interessantes como alternativa para aqueles que não pretendem realizar uma compra.

    Viu que há várias ferramentas para te ajudar na hora de realizar análises e reparos quanto ao conteúdo ortográfico? Mas fique atento que ainda temos algumas coisinhas importantes para te dizer. Acompanhe!

    As coisas mudaram : a nova reforma ortográfica.

    Desde 2009, as novas regras para escrita já são cobradas com relação à construção de textos. Contudo ainda nos deparamos com duvidas sobre a aplicação da ortografia.

    O uso da nova norma é relevante tendo em vista a sua efetividade ao transmitir conhecimento. Sendo assim, a atual reforma não apenas nos traz um novo desafio quanto a elaboração de textos, mas também impõe uma cuidadosa visão diante da utilidade dos atuais aplicativos que funcionam como corretores ortográficos.

    Quais as mudanças?

    Quanto aos quesitos da acentuação gráfica, as palavras paroxítonas sofreram em grande parte alterações. Já os vocábulos como as proparoxítonas, oxítonas e monossílabos tônicos permanecem em sua antiga estrutura.

    As letras que quase não utilizávamos (K, W e Y) agora já pertencem às regras de casa. O nosso alfabeto que as mantinha de fora antes da reforma, passou a integrá-las e agora possui 26 letras.

    Os famosos “2 pontinhos” muito usados para distinguir pronúncias nos ditongos, o trema (¨), deixou de realizar a sua função, ou seja, não o utilizamos mais nas palavras bilíngue, linguiça e eloquência, por exemplo. Porém os nomes estrangeiros e palavras derivadas desses, continuam sendo escritas com o trema.

    Importante saber que a mudança ocorrida apenas envolveu a Ortografia, o que constitui a parte escrita do texto e suas regras. Dessa forma, concordância verbal e nominal, regência e pronúncia possuem ainda os seus velhos padrões gramaticais.

    Então, compreendeu a importância de realizar a correção dos seus escritos com relação ao conteúdo ortográfico e de uma forma fácil e simples que implica numa maneira mais ágil de disseminar as suas informações?

    E se diante dessas dicas você ainda possui dúvidas quanto à Ortografia, as quais deseja investigar mais detalhadamente, não hesite em explorar profundamente esse ambiente por meio de serviços contratáveis com experientes da área e por intermédio de livros. Só não deixe de expor a sua opinião por causa dos erros ortográficos.

     1

    0 Comments

    Leave Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *