Revisão ortográfica

Revisão ortográfica

    Se você já tentou escrever um trabalho acadêmico ou até mesmo um artigo científico, um e-mail para o seu chefe ou um post nas redes sociais, provavelmente já se deparou com um erro ortográfico.

    Se você já esteve em dúvida de qual acento usar ou qual pontuação cairia bem naquela determinada posição do texto, e entre o uso de “mais” e “mas”, provavelmente já deve ter-se deparado com algum erro de ortografia.

    Essa situação requer realmente atenção, já que os conceitos da Ortografia são essenciais para a elaboração de bons textos que consequentemente irão favorecer o entendimento e conceder uma leitura confortável para quem lê.

    Quando as palavras não são bem escritas de acordo com o seu significado empregado no contexto, torna-se realmente difícil de entender o texto, além de tornar possível outra interpretação.

    Uma boa ortografia deixa o que você quer dizer mais claro e dá mais credibilidade às ideias expostas no texto. Por isso, organizamos um conteúdo com dicas e informações importantes para que você se torne ciente dos recursos de revisão ortográfica e que seja capaz de revisar os seus próprios textos de forma a não cometer os famosos erros ortográficos. Acompanhe a seguir!

    A nova reforma ortográfica

    Já se tem uma década desde o lançamento do novo acordo ortográfico no Brasil, e é possível ainda nos pegarmos com dúvidas sobre o que há de novidade e consequentemente com o que é cobrado atualmente.

    Como já citamos, é relevante um bom uso das regras de ortografia na construção do texto à vista da sua efetividade ao propor uma transmissão de conhecimento.

    Deste modo, a nova reforma não só vem como um desafio para os que já possuíam problemas na elaboração de textos, mas também como conceitos que devem ser atualizados com relação às ferramentas disponíveis para a revisão de ortografia, os ditos corretores ortográficos.

    Então, o que mudou?

    De acordo com a acentuação gráfica, essa parte apenas atingiu as palavras paroxítonas, com regrinhas bem específicas. E as demais, como proparoxítonas, oxítonas e monossílabos tônicos não foram alteradas.

    O trema (¨) deixou de ser relevante quanto à entonação das palavras. Ou seja, este não é mais utilizado. Porém a sua pronúncia continua a mesma. Agüenta, freqüente e cinqüenta, por exemplo, são agora escritas sem o trema.

    As letras que se diziam estrangeiras e já fazem parte de muitos nomes que utilizamos (K, W e Y), já se integram ao nosso alfabeto. O qual passa a conter 26 letras.

    Vale ressaltar que a mudança não envolveu parte de fora da grafia das palavras. A Ortografia se constitui no momento da escrita. Neste sentido, concordância, regência e pronúnica ainda continuam com suas regras anteriores.

    5 formas de realizar a revisão ortográfica

    Mesmo com uma grande quantidade de informações disponíveis para se realizar uma boa construção de um texto, muitas vezes não estamos familiarizados com as regras e com as formas de aplicação. Além de demandar tempo ao aplicar algo que não se tem muita experiência, podemos fazer isto de forma errônea.

    Mas entendemos a você, que está nessa condição e que quer realizar a revisão de textos com o auxílio de outras ferramentas de maneira prática e rápida. Para isso, juntamos alguns meios que se utilizam de corretor ortográfico para ajudar a construir um texto nos conformes das regras ortográficas.

    Nossa Língua Portuguesa

    Quer revisar a ortografia do seu texto de forma rápida? O corretor ortográfico do Nossa Língua Portuguesa disponibiliza em sua plataforma um sistema de verificação fácil, gratuito e simples de usar.

    O revisor que possui suporte do Portal R7 vem com essa proposta de digitar o texto diretamente no site ou de copiar e colá-lo.

    Ele ainda exibe as palavras, as quais a ortografia não é conhecida e sugestões para corrigi-las.

    O importante é que o corretor já vem adequado às novas regras ortográficas da língua Portuguesa. E o site ainda disponibiliza recursos como tradutor online, dicionário de grafias entre outros.

    FLiP 9

    A editora com base em Portugal Priberam, a qual vem disponibilizando recursos de melhoria para a escrita portuguesa há alguns anos, tem uma proposta parecida com a do corretor – Nossa Língua Portuguesa. Já há 20 anos no mercado, o pacote de ferramentas de revisão de textos Flip, possui uma oferta online gratuita, e aceita entradas de textos em versões de português de Portugal e do Brasil.

    Neste site as regras também já se encontram nos parâmetros da atual reforma ortográfica.

    Language Tool

    Esse corretor ortográfico online vem com uma proposta gratuita, porém limitada. A sua possibilidade na entrada de textos é de 20.000 caracteres por cada verificação de ortografia. O que não deixa a desejar a eficiência dessa ferramenta, já que traz as regras essenciais de revisão mesmo no corretor disponível em plano livre.

    Também oferece a correção em outros idiomas, sendo um recurso perfeito para estudantes.

    LibreOffice

    Permanecendo no aspecto gratuito dos instrumentos de revisão ortográfica, como diferencial, o conjunto de aplicativo LibreOffice traz entre seus componentes o Writer, – um software dedicado à edição de textos e que já vem com o corretor de ortografia integrado a seus recursos.

    Uma grande diferença dos anteriores, é que este pode ser utilizado offline e sem limites de palavras ou caracteres, além de ser de forma simultânea à produção, ou seja, a verificação da ortografia poderá já ser feita automaticamente.

    Microsoft Word

    Bastante conhecido, o Word, aplicativo de edição de textos da Microsoft Corporation não é gratuito, porém seu custo-benefício se torna interessante diante da disposição das suas ferramentas. E a empresa ainda possui planos de assinatura diferenciados, que se tornam convidativos quando você leva em consideração as suas necessidades. Por outro lado, talvez você já o possua e alguns computadores já são vendidos com o conjunto de aplicativos para office instalado.

    Então como um bom editor de texto, o Word oferece a ferramenta de correção ortográfica e também pode revisar textos automaticamente, sendo eficiente na construção de textos de forma geral.

    Entendeu como é importante estar atento aos seus textos com relação ao conteúdo ortográfico? E que a nova reforma já está há muito tempo em vigor e é necessário o seu uso? Mas você também pode ter uma mãozinha extra na hora de revisar o seu texto utilizando corretores ortográficos assim como outros recursos.

     

    0 Comments

    Leave Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *