Quero escrever um livro

Quero escrever um livro

    “Quero escrever um livro” é uma frase que já passou pela cabeça de muitas pessoas, mas que ainda enfrenta  muitos tabus relacionados a esse assunto. Muitos acreditam que é preciso ser um mestre da gramática e talvez até cursar uma faculdade de Letras para conseguir ser um escritor muito bem sucedido, porém, essa não é a realidade da maioria dos autores.

    Esses pensamentos sobre a dificuldade de escrever um livro servem apenas para desestimular quem busca se aventurar pelo mundo da escrita e talvez até publicar seu próprio livro. Nos dias atuais, com tantas evoluções na tecnologia, publicar um produto fica cada vez mais fácil, existe a possibilidade dos novos formatos, como o e-book e a facilidade de poder imprimir sob demanda.

    Um dos principais passos para conseguir chegar até o final da sua obra é ter organização e disciplina para escrever profissionalmente. Nesse ponto, existem diversos aplicativos gratuitos disponíveis no mercado que podem ajudar a programar melhor o seu tempo e ser mais regrado com o seu processo criativo.

    As barreiras com as regras gramaticais também podem ser superadas se você conseguir usar bem as ferramentas corretores de texto. Algumas dessas ferramentas até destacam as palavras mais usadas, o que pode diminuir os efeitos de um erro muito comum, que é a repetição de palavras.

    Além disso, encontrar alguém que consiga ler o texto com um certo distanciamento ajuda a encontrar erros que o escritor, por estar imerso na obra, talvez tenha maiores dificuldades em perceber. O processo de edição pode ser trabalhoso, mas é somente com muita leitura e correção que seu trabalho pode ficar o mais coeso possível.

    Existe uma visão mistificada dos autores, que no imaginário coletivo são pessoas com inspiração infinita, que passam a maior parte do dia escrevendo e conseguem terminar romances inteiros em apenas alguns dias. Mas essa não é a realidade da maioria das pessoas, que podem tentar escrever no seu próprio tempo, parágrafo por parágrafo, sem a pressão de que precisa escrever um livro inteiro em pouco tempo. A inspiração é importante, mas não é necessário se tornar refém dela para ver sua obra publicada.

    Se manter motivado é o principal caminho para quem quer escrever um livro e, até mesmo, publicá-lo.  processo de escrita pode ser muito cansativo e, às vezes, somos muito críticos com nosso próprio trabalho, então é necessário ter sempre em vista o objetivo final de ter seu livro em mãos e não desistir com as adversidades encontradas pelo caminho.

    Agora, só falta colocar a mão na massa e começar o processo criativo, indo sempre em frente e, quem sabe, já pensando em sua próxima obra a ser publicada.

     

    1 Comment

    Luciana lima
    • abr 13 2020
    Preciso de uma ajuda pra iniciar uma obra

    Leave Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *