Como Fazer um Livro

Como Fazer um Livro

    Aquele conteúdo que nos desperta a alma e que nos faz querer ficar horas e horas imersos em um mundo imaginário apenas composto por palavras e papéis. Ou uma atividade que nos tira do tédio e que nos deixa mais sábios, permitindo-nos chegar aonde quisermos por meio do conhecimento.

    Escrever um livro perfeito, ora pode ser o que se tornará o bestseller e reconhecido por grande parte dos amantes de leitura nos próximos anos, ora o que entrará na lista dos preferidos e expostos orgulhosamente na biblioteca de alguém.

    Segundo Anne Frank — autora de um dos diários mais famosos do mundo e da autobiografia mais conhecida do holocausto ocorrido na Segunda Guerra Mundial —, escrever é colocar para fora o que temos guardado no nosso interior e que de certa forma nos deixaria sufocados se não expressássemos.

    Ela sonhava em ser escritora e conseguiu alcançar o mundo com o seu conteúdo rico e contagiante. Apesar da situação vivenciada, ela acreditou na perfeição de suas palavras, na colaboração de sua história e se tornou o que de fato queria ser.

    “O melhor de tudo é o que penso e sinto, pelo menos posso escrever; senão, me asfixiaria completamente.” Anne Frank

    Então, se o seu desejo for criar uma obra primorosa e se tornar algo importante em contribuição para a sociedade, temos a seguir algumas dicas que poderão te guiar ao alcance desse objetivo.

     

    Criatividade

     

    Uma habilidade importante para realizar qualquer atividade e que pode ser gerenciada de forma fácil para alguns, porém difícil para outros.

    Ser criativo é colocar as suas concepções em ação e construir algo que tenha a sua própria cooperação e autoria.

    Não digo que seja realmente algo novo. Mas que seja seu e que venha trazer valores ainda não vistos. Já que essa novidade se torna algo interessante e atrativo à comunidade.

    É importante deixar-se pensar e se abrir àquela chuva de ideias. Então se permita colocá-las em um papel e veja a quantidade de coisas que você é capaz de elaborar.

    E não se incomode de buscar inspiração em outros textos e acontecimentos. Nós somos por si só um aglomerado de características vindas de outras pessoas.

    Mas não se esqueça de atribuir os devidos créditos quanto ao uso das palavras de terceiros.

    Apenas retribua esse favor que te fizeram ao disponibilizarem determinado conteúdo!

     

    Foco

     

    Talvez as palavras vieram e muitas surgiram sem um sentido específico. Nesse caso, é necessário seguir uma linha para que a sua ideia seja compreensível, e para que o leitor saiba inferir qual é o ponto-chave da história.

    Pergunte a si mesmo sobre o caminho que você quer mostrar com o seu conteúdo. E defina qual é a sua intenção ao dispor as informações que irão compor o seu livro.

    Estabeleça também os detalhes da história e veja em qual categoria textual adequadamente o seu escrito se enquadra.

     

    Tipo de história e de leitor

     

    É claro que o seu exemplar estará disponível para qualquer pessoa que tenha interesse no tema e, principalmente, que tenha interesse na leitura. Porém é importante estar atento ao tipo de material textual que se deseja manifestar e a maneira da qual esse será comunicado.

    As palavras têm sua forma peculiar de transmitir pensamentos. Isso, agrupado em um conjunto de frases e detalhes, podem expressar uma imagem e noção específica das características daquele que será seu público leitor, fazendo com que você passe a tratá-lo de forma mais pessoal, o que favorece vínculos mais promissores.

    Portanto, por exemplo, é diferente escrever um livro, cujo o conteúdo é de medicina e outro feito para relatar uma história épica.

    Para isso existem vários tipos de textos, que podem ser classificados em conto, novela, romance, tragédia, comédia, dissertação entre outros. E para cada um, além de estar de acordo com a construção textual de referência, também se precisa voltar para o ambiente em que esteja inserido o devido tema.

    Assim se torna relevante estar atento a uma série de atributos que favorecem uma boa comunicação.

     

    Revisão ortográfica e gramatical

     

    A comunicação não acontece quando nós transmitimos uma linguagem, mas sim quando essa chega até o receptor. Desta forma, para um melhor contato com o leitor, é necessário também, que o seu texto seja claro. E tendo em vista esse objetivo, é interessante não abrir mão de uma revisão textual e de possíveis correções gramaticais.

    Um conteúdo escrito revisado possui coerência e disponibiliza um desencadeamento de ideias adequado, além de se tornar atrativo.

    Você poderá utilizar recursos online que dispõem tais ferramentas de revisão e correção. Também poderá atuar com os aplicativos que deem acesso a essa atividade de modo autônomo, ou seja, você mesmo é responsável por realizar essas funções.

    Caso acredite que precise de uma força extra nessa tarefa, poderá contratar serviços de revisores profissionais. Eles cuidam da qualidade ortográfica e gramatical do seu texto, além de realizar as devidas correções.

    Mas não se esqueça de revisar e fazer uma releitura a seu ver do seu conteúdo. Já que é importante verificar se esse está da forma a qual você acredita que é uma temática interessante.

    Saiba que o texto precisa primeiro está perfeito para você, e assim ganhar o público!

    E saiba também que construir algo dentro das normas da escrita portuguesa, não só te possibilita a ter um material com perfeição, mas ainda te concede respeito e credibilidade.

      

    Serviço de edição

     

    Talvez o seu conteúdo já esteja pronto e tu só queres que ele tenha formato de livro e que se torne mais charmoso para se propagar por aí. Também quer que ele possua mais qualidade quanto à forma e a outros atributos referentes ao design.

    Escolher uma editora o permitirá possuir todas essas características citadas no parágrafo acima. Mas lembre-se, ter um livro perfeito é ter uma obra em que você também sinta orgulho do que construiu. Não só estar estruturado de acordo com os conformes de uma linguagem e comunicação específica. É especialmente acreditar naquilo que você quer passar. E ter ciência da sua capacidade e que você fará uma boa diferença no mundo.

    Agora é com você. Desejamos-te sucesso!

     

    3 Comments

    Carlota Mcnew
    • nov 12 2019
    Bom Site
    Karine Lustosa Diniz
    • fev 3 2020
    Boa tarde Gostaria de um material didático na área de assistente administrativo, vocês fazem esse tipo de material?
    Arthur Alves
    • fev 5 2020
    Olá. Por favor enviar e-mail com a solicitação para: orcamento@livrorapido.com.br

    Leave Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *