Escrever um Livro no Brasil, algumas possibilidades
De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), no ano de 2016 foram produzidos nada menos que 427,2 milhões de exemplares de livros. Desse total, foram vendidos 385,1 milhões. Apesar do número do mercado editorial brasileiro ser bastante expressivo, principalmente em tempos de crise financeira, a tarefa de atrair o leitor e convencê-lo a comprar um título ainda continua bastante complicada.
Um dos pontos cruciais que contribuem para esse cenário, é a dominação de grande parcela do mercado brasileiro por grandes editoras, que acabam por disseminar no mercado obras de escritores já consagrados e, por conseguinte, apostam menos em obras assinadas por iniciantes. Para esses, a possibilidade de fechar negócio ou parcerias com pequenas editoras é uma perspectiva bem interessante, já que escrever um livro no Brasil custa caro e, na maioria das vezes, o retorno é bem demorado, pode até não vir.
Na tentativa de atrair o leitor, as pequeno editoras tem apostado em diversas ferramentas e modelos de negócio, principalmente as que envolvem as redes sociais, usando as mesmas também para descobrir novos autores. Por isso, manter um perfil no Facebook ou no Instagram, ou ainda, até disponibilizar um material no formato e-book, são boas estratégias para começar a construir um nome.
A publicação de forma independente, ou seja, pagar a publicação do próprio bolso é uma aventura e tanto. Talvez seja até desaconselhável para escritores iniciantes correrem esse risco. Mesmo porque, editar um livro através de uma editora grande ou pequena já exige muita energia do autor, imagine fazer todo o percurso sozinho então.
Para mais informações sobre como escrever um livro, consulto nosso artigo neste link. Aqui na Livrorapido também fazemos todo processo de publicação da sua obra, inclusive a venda da mesma, envie seus originais e mãos a obra.
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